A dor nas costas é um problema comum que, na maior parte dos casos, melhora, em alguns dias, com medidas simples como repouso, terapia quente/frio e remédios para a dor. Nos demais, a avaliação por um médico é uma necessidade porque a dor pode ser sintoma de fratura, hérnia de disco, câncer ou outras doenças da coluna. Veja, no infográfico abaixo, em que situações é importante procurar um médico, de preferência, especialista em coluna.

- A dor nas costas é intensa, mesmo após alguns dias de cuidados, como repouso, compressas e analgésicos/antiiflamatórios.
- A dor nas costas é contínua e está piorando.
- A dor nas costas começou após um acidente.
- A dor nas costas permanece ou piora após o repouso.
- A dor nas costas é intensa a ponto de interromper o sono durante a noite.
- A dor nas costas é acompanhada por dor abdominal forte e constante.
- A dor nas costas aumenta, e é acompanhada por febre, sem motivo aparente.
- A dor na coluna cervical é intensa e repentina, e você tem Osteoporose.
- Você tem dor nas costas, e está perdendo peso de forma rápida e acentuada, sem razão aparente.
- A dor nas costas é acompanhada por súbita incontinência urinária ou fecal, e redução da sensibilidade nos quadris, parte interna das coxas e região genital.
- A dor nas costas é acompanhada por dificuldade para andar e fraqueza ou dormência em uma ou ambas as pernas.

Experiente neurocirurgião especialista em coluna, formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em neurocirurgia também pela UNIFESP. Autor dos livros “Desmistificando a hérnia de disco” e “Dominando o MIS TLIF”, é membro da AOSpine International. Sua clínica está localizada na Vila Mariana, em São Paulo – SP.