A dor nas nádegas que irradia para a perna pode ser causada por várias condições, sendo importante considerar uma série de fatores para identificar a causa subjacente. Esta condição é frequentemente associada a problemas relacionados aos nervos, coluna vertebral ou estruturas adjacentes. Abaixo estão algumas das causas mais comuns para essa dor:
Índice
ToggleCiática
Descrição: A ciática ocorre quando o nervo ciático, que se estende da região lombar até a parte posterior da perna, é comprimido ou irritado.
Sintomas: Dor nas nádegas que se irradia pela parte de trás da coxa e perna, podendo chegar até o pé. Pode ser acompanhada de formigamento, dormência ou fraqueza.
Hérnia de disco
Descrição: Uma hérnia de disco ocorre quando o núcleo interno de um disco intervertebral se projeta para fora, comprimindo os nervos adjacentes.
Sintomas: Dor nas nádegas que se estende pela perna, muitas vezes piorando com movimentos específicos. Pode haver fraqueza muscular e alterações sensoriais.
Síndrome do Piriforme
Descrição: O músculo Piriforme, localizado nas nádegas, pode pressionar o nervo ciático, causando sintomas semelhantes aos da ciática.
Sintomas: Dor nas nádegas, que se irradia para a parte posterior da coxa e perna. Pode haver desconforto ao sentar-se.
Estenose Espinhal
Descrição: A Estenose Espinhal para ocorre quando o canal espinhal se estreita, exercendo pressão sobre os nervos da coluna vertebral.
Sintomas: Dor nas nádegas e pernas durante a caminhada ou em pé por longos períodos. Alívio com o repouso.
Síndrome Facetária
Descrição: A Síndrome Facetária envolve a irritação das articulações facetárias da coluna vertebral.
Sintomas: Dor localizada nas nádegas que pode se irradiar para as pernas. Pode piorar com a extensão da coluna vertebral.
Sacroileíte
Descrição: A Sacroileíte envolve a inflamação das articulações sacroilíacas, localizadas na parte inferior da coluna vertebral.
Sintomas: Dor nas nádegas que pode se espalhar para as pernas, frequentemente piorando com movimentos como subir escadas ou caminhar.
Infecções ou Tumores
Descrição: Infecções na região lombar ou tumores na coluna vertebral podem comprimir os nervos, causando dor irradiada.
Sintomas: Dor nas nádegas e pernas associada a outros sintomas, como febre, perda de peso ou alterações na função intestinal ou da bexiga.
Síndrome da Cauda Equina
Descrição: A Síndrome da Cauda Equina é uma condição rara, mas grave, onde os nervos na extremidade inferior da medula espinhal são comprimidos.
Sintomas: Além da dor nas nádegas e pernas, pode haver perda de controle da bexiga, fraqueza nas pernas e dormência na região genital.
Precisa consultar um médico especialista em coluna? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.

Experiente neurocirurgião especialista em coluna, formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em neurocirurgia também pela UNIFESP. Autor dos livros “Desmistificando a hérnia de disco” e “Dominando o MIS TLIF”, é membro da AOSpine International. Sua clínica está localizada na Vila Mariana, em São Paulo – SP.