Na maior parte dos casos, o tratamento conservador é suficiente para eliminar a dor provocada pelas Hérnias de Disco. Nos demais, a intervenção cirúrgica se faz necessária.
Atualmente, as cirurgias de hérnia de disco são do tipo Convencionais, também chamadas abertas, ou Minimamente Invasivas, conhecidas também como Percutâneas. No Infográfico abaixo, são apresentadas as técnicas usadas e suas principais características.
Índice
ToggleCirurgia de Hérnia de Disco: técnicas
As técnicas de cirurgia de hérnia de disco minimamente invasivas são: MIS TLIF e ALIF. As técnicas convencionais são: TLIF aberto, Laminectomia e Discectomia. Além de hérnias de disco, todos esses procedimentos, convencionais e minimamente invasivos, também utilizados pelo especialista em coluna no tratamento de Espondilolistese, Discopatia Degenerativa e Estenose do canal vertebral.
Como são feitas as cirurgias de hérnia de disco?
Nas técnicas minimamente invasivas, são utilizados fios-guia e dilatadores, que minimizam a destruição tecidual adjacente. Nas técnicas convenionais, são feitas grandes incisões, que causam volumosa necrose de tecido muscular.
Como é a recuperação da cirurgia de hérnia de disco?
No pós-operatório das cirurgias minimamente invasivas, o paciente pode, eventualmente, sentir pouca dor. O tempo necessário para recuperação, volta ao trabalho e retorno as atividades físicas é menor, se comparado com o exigido pelas técnicas abertas. A transfusão de sangue não é necessária. Nas técnicas convencionais, os pacientes costumam sentir muita dor após a cirurgia, e a transfusão de sangue é necessária.
Riscos da cirurgia de hérnia de disco
Tanto as cirurgias convencionais quanto as minimamente invasivas apresentam riscos. No entanto, eles são maiores nas primeiras, em que pode haver mais dor residual e maior fibrose tecidual.
Save

Experiente neurocirurgião especialista em coluna, formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em neurocirurgia também pela UNIFESP. Autor dos livros “Desmistificando a hérnia de disco” e “Dominando o MIS TLIF”, é membro da AOSpine International. Sua clínica está localizada na Vila Mariana, em São Paulo – SP.